MÉTODOS DE PONTOS INTERIORES APLICADOS AO PROBLEMA DE PRÉ-DESPACHO DE UM SISTEMA HIDROTÉRMICO

Autores

  • Roy Wilhelm Probst Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Matemática
  • Aurelio Oliveira Universidade Estadual de Campinas Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica

Resumo

Os métodos de pontos interiores de trajetória central e preditor-corretor são desenvolvidos para o problema de minimização das perdas na geração e transmissão do pré-despacho DC de um sistema de potência hidrotérmico e a estrutura matricial resultante explorada obtendo uma implementação eficiente. No pré-despacho de sistemas hidrotérmicos, as usinas hidroelétricas têm uma meta a cumprir em um determinado dia, estabelecida pelo planejamento de longo prazo. As usinas termoelétricas, por sua vez, apresentam restrições de rampa, pois necessitam de um determinado tempo tanto para aumentar quanto para reduzir sua produção de energia. A implementação dos métodos de pontos interiores é testada em estudos de casos com sistemas IEEE.

Palavras-Chaves: Sistemas de Potência, Sistemas Hidrotérmicos, Métodos de Pontos Interiores, Programação Quadrática.


Biografia do Autor

Roy Wilhelm Probst, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Matemática

Licenciado em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (mar/99-dez/02), Bacharel em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (mar/99-jun/03), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (mar/04-mar/06) e Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (mar/06-mai/10). Atualmente é Professor Adjunto (Dedicação Exclusiva) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba.

Downloads

Publicado

12-01-2013

Como Citar

Probst, R. W., & Oliveira, A. (2013). MÉTODOS DE PONTOS INTERIORES APLICADOS AO PROBLEMA DE PRÉ-DESPACHO DE UM SISTEMA HIDROTÉRMICO. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 5(1), 14–30. Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/104

Edição

Seção

Artigos