Editorial

  • Annibal Parracho Sant'Anna UFF

Resumo

A SOBRAPO tem, com a publicação desta nova revista, o objetivo de promover a publicação de artigos em que a Pesquisa Operacional contribui de forma marcante para a solução de problemas nacionais e de países vizinhos. Com este objetivo, a revista pretende apresentar, eventualmente, junto com artigos originais, artigos anteriormente publicados que, pela importância das aplicações ou pelo potencial de aplicação das técnicas neles desenvolvidas, merecem maior divulgação.

Este segundo número está dividido ao meio entre artigos republicados e artigos novos.

Os três primeiros são artigos já publicados no primeiro número do volume de 2008 da revista Pesquisa Operacional.

O primeiro deles trata da integração de sistemas computacionais e modelos logísticos de otimização para prevenção e combate à dengue. Demonstra como uma ferramenta computacional desenvolvida com o emprego de distintos recursos de Pesquisa Operacional pode contribuir para o combate a um grave problema da área de Saúde.

O segundo estuda a logística de distribuição de água em redes urbanas. Um modelo de Pesquisa Operacional é empregado para resolver o problema de minimizar o custo da energia elétrica necessária para a operação das bombas hidráulicas que captam água de poços artesianos para os reservatórios distribuídos pela cidade cuja população é atendida.

O terceiro estuda a questão da otimização econômica, sob condições de risco, para agricultores familiares das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Neste estudo a Pesquisa Operacional é empregada para identificar sistemas de produção agrícola que otimizem a aplicação dos recursos dos agricultores. 

Os três últimos já são artigos submetidos a Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, revistos e aprovados pelo corpo de revisores da revista.

Destes, o primeiro, como o último do outro grupo, também visa a contribuir para o desenvolvimento do nosso sistema de produção agrícola, com metodologia para o aumento da eficiência na agricultura familiar.  Emprega o método multicritério de Copeland na avaliação de desempenho de agricultores familiares do Estado de Rondônia.

O segundo emprega a Análise Envoltória de Dados para construir uma metodologia para a distribuição de bolsas de iniciação científica. O vetor de eficiências da DEA é aí empregado de uma forma nova, em um algoritmo híbrido.

Finalmente, o último contribui com uma análise comparativa, no mercado de capitais brasileiro, de dois indicadores financeiros. O estudo realizado, a partir de elaborada modelagem e cuidadoso tratamento dos dados, demonstra que, no mercado de ações do Brasil, é significativa a contribuição do valor econômico adicionado (EVA) para explicar o valor de mercado adicionado (MVA).

Convidamos toda a comunidade de Pesquisa Operacional a intensificar a utilidade deste veículo, submetendo seus artigos à Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento.

 

Publicado
26-04-2009
Como Citar
Sant’Anna, A. (2009). Editorial. Pesquisa Operacional Para O Desenvolvimento, 1(2). Recuperado de https://podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/1
Seção
Introdução